Qual a diferença entre monitor CRT, LCD, LED, FULL HD

Aqui no portal de dicas sempre busco objetividade, e normalmente escrevo sobre coisas úteis que tanto servem a você que está lendo, quanto para mim que pesquiso sobre o assunto. Como essa semana fui comprar um monitor novo, me deparei com a seguinte dúvida LCD ou LED? E baseado nisso, resolvi compartilhar as informações que coletei e escrever um bom artigo para que, caso alguém tenha a mesma dúvida que eu tive, possa sanar num artigo mais resumido possível, porém, como nem sempre isso é possível (como neste caso em que o assunto é bem extenso) por isso caro leitor, vou explicar nele de acordo com minhas pesquisas, as diferenças entre os monitores com relação a vantagem e desvantagem, e caso você procure por termos técnicos e características de cada um, recomendo a leitura deste artigo para que tenha o que realmente procura.

Antes de começar uma curiosidade: a maioria dos computadores das décadas de 60 e 70 não utilizavam monitores, mas sim impressoras de margarida (antecessoras das impressoras matriciais) como dispositivos de saída. Neles, você digitava os comandos no teclado e precisava esperar os resultados serem lentamente impressos em um rolo de papel. Que diferença de hoje em dia não é?

Agora vejamos as diferenças entre;

o CRT (Catode Ray Tube), LCD (Liquid Crystal Display), LED (Light Emitting Diode) e o Monitor LCD Full HD.

Monitor CRT

(caso não esteja interessado, pule este)

diferença monitor crt

Muitos podem estar se perguntando por que inclui este tipo, já que o monitor CRT já está ultrapassado e sendo substituído pelos monitores mais modernos. eu o inclui aqui pois muitas pessoas ainda o utilizam. Estes modelos ficaram conhecidos por ser mais danosos à visão do usuário se comparados aos outros monitores, um exemplo disso é com relação à taxa de atualização da imagem na tela, que ocorre muitas e muitas vezes em níveis reduzidos demais para o nosso olho, causando um efeito chamado “flickering”, que é uma oscilação quase imperceptível em muitos casos, mas que cansa muito rapidamente a visão. Com esse pequeno problema ocorrendo na tela, nossa visão não consegue descansar ao visualizar a imagem, o que pode causar dor de cabeça ou nos próprios olhos. Eu mesmo quando utilizava destes tipos de monitores, vivia com dor de cabeça. Ainda mais porque trabalhava durante o dia todo…outras desvantagens é que os monitores CRT consomem muito mais energia, pesam (muito) mais, ocupam um espaço nem maior…entretanto, ele possui algumas outras características que outros não possuem, por exemplo, a fidelidade de cores é maior, ângulo de visão mais aberto (é possível enxergar imagens mesmo paralelo ao monitor), além de possuir um tempo de resposta mais baixo, entre um comando e a sua posterior reprodução na tela. Apesar da vida útil média de 20.000 horas, costumam durar muito mais.

 

Monitor LCD:

O modo de funcionamento dos monitores em LCD é diferente em relação à emissão de luz provenientedo aparelho. Nele, a imagem é formada diretamente na tela, sem a necessidade de um tubo, o que permite ao LCD ser feito em telas finas e planas. Isso significa que a imagem visualizada em um monitor LCD se mantém estática até que suas cores ou formas mudem, sem cansar tanto a visão como ocorre em um CRT. Este monitor virou o mais utilizado no mundo, pelas suas vantagens em relação ao CRT:  Peso reduzido, ocupa menor espaço, consome muito menos energia e não possui telas cintilantes (Efeito em que a tela parece piscar, que causa problemas de saúde).

diferença monitor lcd

Este tipo de monitor é recomendado para todos os tipos de usuário, mas especialmente para aqueles que mantém o computador por longos períodos de tempo ligados, levando-se em consideração a economia de energia produzida por este monitor e os menores danos a visão (ótimo para mim).Um dos problemas deste monitor é o ângulo de visão fechado, ou seja, você só consegue enxergar a imagem com perfeição se estiver olhando para o monitor diretamente, caso tente visualizá-lo paralelamente (de lado), a imagem tende a perder a definição e o monitor parece ficar escuro. Além disso, ele vem de fábrica com uma resolução nativa, que também é a resolução máxima. Caso você não utilize-a, a qualidade da reprodução é prejudicada.

Monitor LED

diferença monitor diferença monitor led

Os monitores LED emitem uma luz mais forte em relação ao LCD, consequentemente, as cores parecem mais vivas e o ângulo de visão torna-se aberto (é possivel ver nitidamente o monitor mesmo em âgulos abertos ou paralelos), similar ao CRT, mas com uma vantagem: Não emite radiação na tela. Muitas pessoas consideram o monitor de LED um tipo de monitor, mas na realidade ele continua a ser de LCD, mas o diferencial é que com ele é possível obter um contraste mais preciso e um número de cores muito maior, graças a qualidade da iluminação. Com o fato desta ser mais forte, precisa-se de menos lâmpadas ao redor a tela, logo consome-se menos energia (40% menos em relação ao LCD) e pode-se conseguir uma espessura do monitor bem menor que as demais.

Monitor LCD Full HD

O monitor é Full HD quando tem uma resolução de 1920×1200 pixels, ou seja um formato 1080p, que representa o número de linhas de resolução vertical. O Full HD é apenas um adicional para o monitor LCD.

 

RESUMINDO: Qual monitor é melhor para mim?

Pelo que pude ver em minhas pesquisas, os monitores mais adequados são:

Para os jogadores

O monitor de LED com Full HD é bom para garantir a qualidade visual na hora do jogo, que pode ser fantástica dependendo do gráfico do videogame. É bacana também para aquelas pessoas que adora assistir filmes em alta resolução.

Empresas

Neste caso, a escolha do monitor vai depender muito do tempo em que o funcionário da empresa fica na frente do computador. Se estivermos falando de um monitor para um terminal de caixa, por exemplo, um LCD e com 15 polegadas é o suficiente. Se for para funcionários que ficam muito tempo na frente do monitor, é recomendado um LCD com LED. Esses são os monitores mais confortáveis hoje em dia para quem precisa de uma ótima resolução para trabalhar.

Usuários domésticos

Podem usar monitores de LCD, entre 15 e 19 polegadas. Já é o suficiente para trabalhos de escola, acesso a internet, e-mails e uso de ferramentas de texto, planilhas, etc.

O importante é escolher um que seja perfeito para seu uso, afinal, computador deixou de ser gasto para ser um investimento!
Até Breve.

Olá pessoal, a partir de agora dicas sobre otimização tem um site específico para isso. Caso queira acompanhar as melhores dicas sobre sites, visite agora o meu mais novo site sobre o assunto: Ganhar com sites.

 

luiz

Formado em administração, filho, pai e esposo dedicado. Apaixonado por internet e bolsa de valores. Criou este site para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.

Website: http://portaldedicas.com.br

1 Comment

  1. Pingback: Vantagens e diferenças do windowns 8 | portal de dicas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Solve : *
10 ⁄ 1 =