O que é anti-aging (antienvelhecimento) como combater o envelhecimento

antienvelhecimento (3)Você acha que não tem como chegar a melhor idade com força e disposição? você pensou errado! Saiba que existe um senhor, que, aos (incríveis) 74 anos, tem um corpo musculoso e — afirma — muita disposição e uma ótima vida sexual (pasmem!) seu nome é Jeffry Life, que é um fisiologista americano se tornou símbolo do envelhecimento saudável e da chamada medicina antienvelhecimento — termo que ele próprio rejeita. Sua transformação teve início aos 59 anos quando, acima do peso e com problemas cardíacos, decidiu participar do concurso Body For Life (algo como “Corpo para a Vida”). Em 12 semanas de dieta e exercícios físicos, ele perdeu gordura, ganhou massa muscular e venceu o concurso.

Apesar de satisfeito com os novos hábitos, Life conta que, aos 63, já não sentia o mesmo resultado de suas atividades físicas. Foi nessa época que ele conheceu a clínica Cenegenics (inclusive, a qual trabalha até hoje) que pratica a reposição hormonal. “Eu não estaria aqui se não tivesse começado a terapia com testosterona dez anos atrás. Provavelmente estaria morto”, afirma ele.

Para evitar problemas de interpretação, Life prefere usar o termo age management medicine (medicina de gerenciamento do envelhecimento), aos invés do anti-aging (anti-idade). A ideia é que essa técnica não é capaz de reverter o processo de envelhecimento, mas fazer com que ele ocorra da maneira mais saudável possível – o chamado envelhecimento com saúde.

antienvelhecimento (5)Vendo a rotina deste senhor, até eu fiquei envergonhado com minha vida sedentária. Saiba que Life faz musculação e bicicleta ergométrica diariamente. Três vezes por semana pratica pilates — para manter a flexibilidade — e, duas vezes, artes marciais. Além disso, ele atende pacientes em Los Angeles, onde vive com sua esposa, de 55 anos, cuida de seu website e escreve livros. Sua primeira obra, The Life Plan (Um Plano de Vida, que faz um trocadilho com seu sobrenome), dá dicas para quem quer seguir seus conselhos de alimentação, exercícios e terapia hormonal. O segundo livro, Mastering the Life Plan (Dominando o Plano de Vida), será lançado em março e aborda de forma mais específica a rotina de Jeffry para manter a forma.

antienvelhecimento (4)

Na figura, o Antes, o depois e 6 anos depois

Infelismente, no brasil, existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) proibindo a terapia hormonal em idosos, o que, para Jeffry Life, é um pensamento antiquado. Segundo ele, esse procedimento só tem benefícios: “reduz os riscos de câncer — até câncer de próstata — ataque cardíaco, derrame, diabetes e outras doenças.” E ele ainda vai além: “Nós sabemos hoje que homens que têm níveis baixos de testosterona têm baixa qualidade de vida, perdem massa muscular e força e vão custar para a sociedade mais dinheiro do que se nós cuidarmos deles e colocarmos seus níveis hormonais onde eles devem estar para pessoas mais novas e saudáveis.”

antienvelhecimento (1) E aí, do que você é a favor? O que eu quero é envelhecer com saúde e disposição me sentindo bem. Até breve!

luiz

Formado em administração, filho, pai e esposo dedicado. Fanático pelo corinthians, viciado em internet e gosta de analisar investimentos, seja de baixo, médio ou alto risco. Criou este site para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.

Website: http://portaldedicas.com.br

1 Comment

  1. lucas azevedo

    Ótimo artigo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Solve : *
27 × 25 =