Manual ou automatico: entenda as diferenças e veja qual o melhor pra você

Qual o melhor: carro manual ou automático?

Na teoria, quem prefere uma transmissão automática busca por comodidade. Quem busca por um manual procura economia ao comprar e prazer ao dirigir. Se você está pensando em comprar um carro, deve estar pensando nas vantagens e desvantagens reais de se comprar um carro com transmissão manual ou automática. Neste artigo separei os principais pontos que vão ajudar a escolher a melhor opção para você.

Manual ou automatico: Qual oferece mais perigo?

Há quem diga também que o automático é muito mais perigoso e propenso a causar acidentes, principalmente para as pessoas que andam por longas distâncias. A justificativa é por causa da inatividade, que da sono e com o automático o motorista facilmente cochila e perde a direção. Porém nada disso foi comprovado, é apenas o que dizem alguns motoristas. Independente dessas justificativas pessoais, saiba que, independente de se ter um carro manual ou automático, é de extrema importância viajar sem sono, isso sim evita acidentes.

Carro manual ou automático: maior e menor consumo.

Leia atentamente esse o comparativo!

De acordo com o portal terra, no carro manual: se as marchas forem trocadas em alta rotação, é bem provável que o carro gastará mais combustível do que um carro automático. No entanto, se as marchas forem trocadas em baixa rotação, como indicado pelas montadoras, o carro gastará menos. Mas no carro automático: por trabalhar em uma rotação maior, o câmbio automático gasta mais combustível do que o manual. Se a opção “sport” estiver acionada, o carro automático gastará ainda um pouco mais porque a troca de marchas ocorrerá em uma rotação ainda mais alta. De acordo com a mesma matéria, no caso de dois carros idênticos, guiados da mesma forma, o automático é um pouco mais gastador, até 15% a mais.

manual ou automatico, qual você prefere?

manual ou automatico, qual você prefere?

Porém, ao ler uma matéria similar no site pense carros, e em matéria do jalopnik – recomendo a leitura, pois o artigo está completamente atualizado e completíssimo! – Pois é: o câmbio manual está morrendo, podemos perceber que a cada dia os modelos ficam mais adaptados à tecnologia. Em alguns casos a diferença de consumo passa a ser quase inexistente. E levando também em consideração que nem todo motorista é um expert na hora de trocar de marcha, o consumo num carro automático passa a ser igual ou inferior a um carro manual, tendo em vista que as marchas são trocadas no tempo apropriado.

Veja o trecho do artigo do jalopnik: “Antigamente, os automáticos aumentavam muito o consumo de combustível porque os sistemas (em especial o conversor de torque) não eram ágeis – o motor trabalhava quase sempre em sobrecarga, com rotações mais altas do que o normal. Quase como uma lancha acelerando. Fora que quase todos os automáticos só tinham quatro marchas – hoje, fala-se até em transmissões de dez velocidades! Tudo mudou. Além de conversores de torque quase tão ágeis quanto as embreagens convencionais e de trocas de marcha impressionantemente rápidas e suaves, a programação das transmissões automáticas e automatizadas evoluiu de forma monstruosa.”

Conclusão: hoje em dia muitas pessoas optam por um carro manual por preferirem a emoção de trocar as marchas ou simplesmente pelo preço. Porém, a cada dia mais os automáticos estão tomando conta do mercado, tanto pela diferença de preço com relação a um carro de cambio automático (que nos últimos anos caiu muito!) quanto pelo conforto. Fica a seu critério a escolha. Porém, eu não tenho dúvidas que vou tentar comprar meu próximo carro com transmissão automática.

Veja as referências e mais algumas leituras complementares sobre cambio manual ou automático.

A morte do cambio manual
Câmbio automático consome mais combustível?
Qual é a transmissão ideal, manual ou automática?
Câmbio automático faz carro gastar mais combustível?
Diferença entre o modo manual e modo automático
MANUAL X AUTOMÁTICO
Automática ou manual vantagens e desvantagens desses tipos de troca de marcha
Câmbio Manual ou Automático: Qual é a Melhor Opção?

luiz

Formado em administração, filho, pai e esposo dedicado. Corinthiano fanático, viciado em criptomoedas. Gosta de analisar investimentos, seja de baixo, médio ou alto risco. Criou este site para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.

Website: http://portaldedicas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Solve : *
29 − 24 =