Seja um casal jovem ou mais maduro. Gravidez é sempre sinônimo de dúvidas, alegria e preocupação. Se a menstruação atrasa a mulher já se pergunta se realmente está grávida. E o homem já pensa nas responsabilidades que estão por vir. Mas antes de pensar nisso, é fundamental saber se realmente é gravidez. De início é difícil saber, seja da parte da mulher ou do homem: as buscas para saber os sintomas é inevitável.

gravidez

gravidez: Quais são os primeiros sintomas da gravidez?

Saber o quanto antes que está grávida é muito importante. Seja para aliviar a curiosidade, como também para que a mulher se cuide o quanto antes. As mulheres que ficam sabendo da gravidez em estágios iniciais podem tomar medidas que beneficiam o feto. Como exemplo; melhorar o controle de glicose no sangue, aprimorar a dieta, melhorar alimentação, vigiar a pressão arterial, tratar infecções precocemente e evitar o consumo de álcool e remédios potencialmente nocivas ao bebê, dentre outros fatores que são cuidados essenciais, principalmente no início da gestação.

Apesar dos sintomas de menstruação atrasada, ânsia de vômito, tonturas e desmaios frequentes serem alguns dos sintomas mais indicativos de uma possível gravidez, existem vários outros que podem indicar essa benção. Confira alguns fatores que indicam uma possível gravidez:

Atraso menstrual.
Um dos principais sintomas de gravidez. A partir daí que surge a dúvida. Isso acontece porque o organismo interrompe a menstruação a fim de preparar o útero para o feto.

Mudança no sentido com os alimentos.
Sentir sabores estranhos repentinos ou passar a não suportar mais o sabor de algum alimento ou cheiro que normalmente gostava.

Inchaço nos seios.
Com a gravidez, o corpo passa a produzir hormônios que vão estimular a produção de leite. Algumas mulheres confundem pois sentem esse sintoma também próximo à menstruação.

Fome excessiva.
Algumas mulheres no começo da gravidez sentem muita fome e desejos por diversas coisas -algumas até exóticas – em várias horas do dia e da noite. Essa é a hora que o homem entre em ação.

Sono Excessivo.
O sono em excessivo é também uma das marcas do inicio da gravidez. Acontece porque o organismo da mulher passa por uma mudança, a deixando exausta.

Cólicas.
Algumas mulheres sentem de forma intensa. O útero está se adaptando para abrigar o embrião. Algumas mulheres chegam a ignorar o sintoma, já que ele parece com o sintoma mensal ligado à menstruação.

Náuseas e enjoos.
É  relacionado às alterações de olfato e paladar, que são comuns durante a gestação. Mas o enjoo pode variar de acordo com a mulher. Algumas sentem os sintomas logo no início da gravidez, enquanto outras sentem após o terceiro mês.

Dores de cabeça, tonturas e desmaios.
Não precisa acontecer necessariamente em todas as mulheres, mas acontece porque o fluxo sanguíneo passa a ser mais intenso no período da gestação. Logo, a pressão sanguínea da mulher pode cair durante a gravidez, causando esses sintomas.

Variações de humor.
Podem acontecer variações diversas no humor, pois os hormônios que preparam o corpo para o desenvolvimento do bebê provocam tanto essas felicidades, quanto tristezas repentinas e oscilantes.

Lembrando que:

Esses sintomas servem apenas de um alerta para um maior cuidado, e para que você comece a se preocupar de fato, é preciso que o seu corpo apresente mais de um sintoma. Esse cuidado como disse no início do artigo, é muito importante para o início da gestação.

Quero ter uma evidência mais positiva, o teste de farmácia.

O ideal é fazer um teste de sangue, mas no início, para que tenha uma certeza a mais antes de partir para esse exame, é muito comum utilizar o teste de farmácia. Com esse teste, é até possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. Porém, é mais garantido exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação). Lembrando que o teste pode dar negativo, então se permanecer os sintomas, espere alguns dias e faça novamente. Se persistir os sintomas procure um médico.

Você sabia que…
A gravidez pode durar até um ano?

Saiba que cerca da maioria das mamães espera nove meses, e os médicos podem induzir o parto se a gravidez continuar por muito tempo. Mas é possível estar grávida durante um ano inteiro! A gestação mais longa do mundo durou 375 dias, e, estranhamente, o bebê tinha apenas cerca de 3 quilos. Isso certamente coloca toda uma nova perspectiva em algumas semanas de atraso. Essa e mais curiosidades eu encontrei no Xonei.com.

Quer saber mais em vídeo? Assista:

 Todo material aqui pesquisado é fruto de um bom tempo de pesquisa, tanto em livros quanto em sites. Todos os sites que uso para resumo, mesmo que seja apenas uma pequena citação, são citados como fonte de referência para que, se você quiser saber um pouco mais visitá-los.

gravidez

gravidez e os primeiros sintomas

Fontes principais:

Babycenter 1 e babycenter2
mdsaude
mdemulher
estougravida

Existem vários outros, porém, os que utilizei como referência principal foram estes. Boa leitura.

facebooktwittergoogle plus

luiz

Bacharelando em administração de empresas, Ex-instrutor de informática. Criou este blog para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.
Comentar

COMENTÁRIOS (2)

  1. amanda luiza

    11/10/2013

    estou gravida ou nao? minha menstruação esta atrasada uns 15 dias…meu namorado usou camisinha

    Reply

    • luiz

      13/10/2013

      Se usou não tem motivo pra ter medo. Abraço

      Reply

Leave a Reply