Gasolina aditivada ou gasolina comum: qual é a melhor

Vai de gasolina aditivada ou gasolina comum? Você já pensou em pesquisar qual a melhor antes de abastecer o seu carro? Outro dia fui surpreendido por essa dúvida ao chegar próximo da bomba: Será que a gasolina aditivada vale a pena ou a comum já é boa o suficiente?

Gasolina aditivada ou comum?

Gasolina aditivada x Comum: diferença básica:

A diferença básica entre as duas é que a gasolina aditivada possui aditivos de limpeza e dispersantes, logo percebemos que a vantagem do preço da gasolina comum pode não ser tão grande, tendo em vista que há o acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão com o passar do tempo.

Pra que isso serve?

A gasolina aditivada traz essa série de detergentes especiais que, misturados ao combustível, que trabalham para “limpar” todo o sistema do veículo. Logo, isso ajuda a evitar entupimentos. E também é bom para o meio ambiente, afinal, com as válvulas sempre limpas, seu carro polui menos.

Como saber qual o melhor combustível para o meu carro?

A potência de um carro já foi definida no projeto do motor. Portanto, o desempenho dele vai depender da gasolina.  Diferenças bem legais que encontrei no site econômia terra:

Gasolina comum: A brasileira possui cerca de 25% de etanol em sua composição. Não possui corantes ou aditivos.
Gasolina aditivada: possui detergentes que evitam a formação das chamadas gomas e protege o filtro e as tubulações do veículo. Também mantém os bicos injetores limpos.
Gasolina premium: tem a maior octanagem entre as gasolinas vendidas, fator que permite melhor aproveitamento do potencial do motor.

 Posso trocar da comum pra gasolina aditivada agora?

Se você for fazer uma “troca”, preste atenção: é recomendável que a troca para abastecimento com gasolina aditivada seja feita de forma gradativa. Porquê? simples, ao parar de usar a gasolina comum e começar a usar a gasolina aditivada (principalmente se você usa somente a comum há muito tempo!),  pode causar algum entupimento nos canais de abastecimento.  Isso acontece porque o detergente vai retirar muita sujeira ao mesmo tempo. Para evitar esse problema, que é recomendável começar misturando um pouquinho de aditivada à comum, aumentando toda vez que for abastecer.

Solução: misturar gasolina comum à aditivada?

As gasolinas comum e aditivada podem sim ser misturadas. Mas saiba que haverá uma diluição dos aditivos, causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Se a quantidade de gasolina aditivada for muito inferior a comum, esse pacote de aditivos pode até perder o efeito.

Melhor opção?

gasolina aditivada ou comum

Gasolina aditivada x comum.

Sinceramente não é uma resposta definitiva. Cada carro é um carro. A resposta ideal que encontrei é que para saber qual combustível usar é dar uma olhada no manual do proprietário, que vem junto com o veículo. Lá diz qual é a melhor opção para abastecer seu carro. Mas aqui eu trago a seguinte afirmação: a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação do famoso “anda e para”, vale a pena abastecer o carro com gasolina aditivada. Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como em viagens. Neste caso, recomenda-se o uso da gasolina comum. Por isso, como eu ando mais na primeira situação, vou utilizar a gasolina aditivada.

Depois de pesquisar sobre o assunto, resolvi abastecer meu carro com gasolina aditivada. Tanto pelas vantagens quanto por andar mais na situação “anda e para”. Lembrando que aqui é apenas minha opinião, você deve analisar e escolher a melhor opção para você. Lembrando que abasteço num posto de minha confiança. Agora, recomendo sinceramente que assista esses 2 vídeos para aprender realmente sobre gasolinas e sobre cuidados onde abastecer:


Espero que este artigo tenha diminuído um pouco sua dúvida, e caso queira mais informação sobre o assunto, vou citar algumas das minhas fontes de pesquisa logo abaixo:

luiz

Formado em administração, filho, pai e esposo dedicado. Apaixonado por internet e bolsa de valores. Criou este site para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.

Website: http://portaldedicas.com.br

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Solve : *
11 ⁄ 1 =