Domínio grátis: porque não vale a pena

Antes de começar com críticas, saiba que eu mesmo já possuí diversos sites com domínios gratuitos (daqueles www.nomedosite.hospedagemgratuita.com.br) construídos todo em HTML ou blogs e afirmo aqui que ainda os tenho, alguns estão no ar há anos e (na maioria deles) sequer ganhei um centavo com esses sites, deixo apenas para disseminar conhecimento ou para recordar de algumas coisas passadas. Este post vai alertar sim para desvantagens de um domínio grátis, mas afirmo aqui que eles também tem vantagens.

domínios gratis

Porque não devo usar um domínio gratuito?

Calma lá! Eu não estou afirmando isso, acredito até que, de início, é bom você criar um blog (ou site) gratuito, pois assim você pode ver se é isso o que realmente quer, sem ter despesa com domínio nem hospedagem, afinal os sites de domínio grátis também tem um espaço de armazenagem, que vai depender de um para outro.

Então quais as desvantagens?

Lá vai o primeiro segredo: se você tem um “domínio grátis”(que de grátis não tem nada) saiba que você não é dono do seu blog! (oh eu já sabia) mesmo ele sendo gratuito, ele não é seu, você apenas está utilizando um serviço, os quais você tem que respeitar algumas regras…

Opa, calma ai, se eu não respeitar ou fizer algo de errado o que acontece?

Em sua maioria (algumas apenas advertem) simplesmente seu site/blog será excluído e você perderá todo seu trabalho. Simples assim. Mas você pode estar falando, eu não vou fazer nada de errado! OK, mas supondo que alguém invada sua conta e envie vários arquivos impróprios, de repente quando você logar, simplesmente vai ver uma mensagem de exclusão, coisa que com um domínio pago, você apenas vai logar, apagar os arquivos impróprios e alterar a senha por segurança.

O interessante é que quando você paga uma hospedagem, você esta comprando um serviço, caso algo esteja errado, você pode reclamar (e no último caso até processar) com a empresa contratada por não corresponder ao serviço anunciado. A partir do momento que você utiliza um serviço gratuito, você não pode nada, e não manda em nada. Se resolverem excluir seu blog, simplesmente do dia para noite, só tenho uma coisa a dizer: Você perdeu todo seu trabalho!

Principais desvantagens de um domínio e hospedagem grátis:

  • Se um site nem domínio próprio tem, muitos visitantes chegarão a duvidar da credibilidade dele. Mas calma! Isso pode ser facilmente revertido com o tempo, conforme você colocar artigos interessantes e de conteúdo.
  • Espaço em disco pequeno e limitado: Isso significa que você terá um limite para o envio de arquivos
  • Alguns servidores de domínio“gratuitos” depois de algum tempo começam a colocar alguns anúncios em seu site (mesmo sem sua autorização, afinal o site é gratuito e você não é dono de nada!) mesmo que no começo não seja assim. Porém o problema todo não é somente algum anúncio aparecer em alguma página, mas e sim em todas. Ou pior ainda, quando o anúncio cobre toda sua tela.
  • Alguns servidores de hospedagem “grátis” também podem limitar o espaço fornecido, assim seu site fica impedido de crescer.
  • Você poderá ter pouco tráfego orgânico, já que alguns desses sites gratuitos são completamente ignorados por alguns motores de busca.
  • Você sabia que ao ter um domínio próprio (tipo o www.portaldedicas.com.br) você tem direito a criar um e-mail personalizado? tipo: contato@portaldedicas.com.br? Bem, se você decidir criar um site grátis, mas você não terá como ter um e-mail personalizado.
  • Pode ser que com o tempo eles venham a cobrar algum valor.
  • Se você precisar de alguma ajuda ou apoio, até mesmo pra tirar alguma dúvida, esqueça. Pelo menos a maioria sequer disponibilizam esse serviço.
  • Resultados bem mais lentos do que se você investir.
  • Você terá domínios que não será nem de longe atrativo, exemplo: www.criarumsitegratis.servidordoserviçogratuito.com.br já pensou nisso? Imagina um leitor do seu site lembrar desse domínio pra voltar novamente.
  • Falta de suporte: Por se tratar de um serviço grátis, a empresa não é obrigada a fornecer suporte. Dessa forma, se houver algum problema técnico com seu site, você não terá a quem recorrer para resolver o problema.
  • Site lento: Por se tratar de um serviço gratuito, dificilmente a empresa se preocupará com a velocidade do servidor.

Não vou citar nenhum servidor de sites grátis pra não criar uma visão negativa, pois o que pode ser ruim pra mim, pode atender suas necessidades. Se mesmo depois de ler este artigo você quiser criar um site grátis eu dou um conselho: pesquise muito antes, afinal, um bom planejamento poderá evitar muita quebra cabeça futura, e caso você queira expandir, prefira um domínio pago com hospedagem, existem vários com um preço baixíssimo, como a hostgator.

Olá pessoal, a partir de agora dicas sobre otimização tem um site específico para isso. Caso queira acompanhar as melhores dicas sobre sites, visite agora o meu mais novo site sobre o assunto: Ganhar com sites.

luiz

Formado em administração, filho, pai e esposo dedicado. Apaixonado por internet e bolsa de valores. Criou este site para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.

Website: http://portaldedicas.com.br

3 Comments

  1. Olá Luiz!
    Encontrei o seu link no Criar Sites do Celso Lemes, gostei muito do visual do seu site e do conteúdo, você tem razão, os domínios e hospedagens grátis são muito uteis para praticar, mas para se profissionalizar o ideal são os pagos, apesar que os pagos hoje são baratos que qualquer um pode pagar, menos de 10,00 por mês.
    Valeu!!!
    Abraços

    • Olá Euripedes, realmente são muito úteis sim, mas tem todas essas desvantagens que nos faz ver que o melhor é ter um domínio próprio.
      Obrigado pela visita. Abraço!

  2. Pingback: URL

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Solve : *
21 − 1 =