A Diferença Entre Spyware e Programa Espião

Programa Espião

Se traduzirmos a palavra “spyware” acabamos percebendo que nada mais é do que um programa espião, porém existem aqueles com finalidades ilegais (que são conhecidos pelo nome em inglês spyware) e aqueles que buscam apenas a proteção de familiares ou funcionários (programa espião).

Na realidade os dois softwares agem praticamente da mesma maneira, porém as informações consideradas importantes variam de acordo com o caráter do indivíduo que instalou o programa na máquina.

 

Como Funcionam

Os dois programas gravam:

  • Teclas digitadas;
  • Conversas realizadas por chat;
  • Pesquisas feitas;
  • Sites acessados;
  • E até mesmo fotos da tela.

Porém, o spyware (ilegal) faz isso de forma invisível, geralmente instalado junto com instalações de outros softwares e promovendo o roubo de senhas ou outras informações pessoais que são digitadas na máquina.

Já o programa espião também é invisível, mas para ser legal é necessário que a pessoa monitorada tenha ciência do ato. Além disso, o software espião deve ser instalado em uma máquina que seja propriedade do cliente. Caso contrário, o monitoramento se torna ilegal.

 

Usando o Programa Espião

Já vimos que o programa espião grava diversas ações realizadas na máquina, mas em que situação usá-lo?

Na proteção e prevenção de situações indesejáveis que podem acontecer no meio familiar, como abuso sexual, pedofilia, entre outros. Além disso, é possível bloquear sites inapropriados para a idade de seus filhos, por exemplo.

Outro caso que pode ser usado é na empresa do cliente, onde é difícil monitorar a ação de todos os funcionários. Na realidade muitos se distraem e perdem muito tempo na internet, diminuindo a produtividade. O programa espiao ajuda o cliente a ver o profissionalismo do funcionário.

Mas não se esqueça de manter sempre avisados aqueles que serão monitorados e, para maior segurança, ter uma cláusula no contrato explicando detalhadamente a ação do chefe.

 

*Colaboração: Marcela Antunes

 

joice vicentim

Analista de Conteúdo na Agência EX2, graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), e viciada em literatura e filmes de comédia o/

Website:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Solve : *
25 − 10 =