Redação: dicas para fazer uma boa redação

Dicas de como fazer uma boa redação? eu preciso disso? Pode parecer fácil Fazer uma redação, algo muito simples simples, afinal, quem não sabe falar e escrever em português não é mesmo? Nada disso, o problema é criar uma estrutura com coesão e coerência, bem redigida, sem erros ortográficos, de concordância e o pior de tudo, estruturar as ideias.Logo, assimilar a arte da escrita é um trabalho que exige muita prática e dedicação.

Porém além da prática, conhecer seu lado teórico também é muito importante.

Aqui você encontra um resumo desta teoria com dicas de como fazer uma boa redação. Aplique-a em seu trabalho mas não se esqueça: você precisará fazer a sua parte, isto é, escrever, e muito pra atingir uma melhora gradativa.

redação

redação

Devo utilizar palavras difíceis pra deixar a redação boa, além de mostrar o meu conhecimento?

Nada disso. Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Para que se tenha bom domínio, prefira frases curtas. Amarre as frases, organizando as ideias. Cuidado para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela linha de argumentação. Pense assim, se fosse você estaria entendendo?
O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas idéias, narrando um fato.

O mais importante é fazer-se entender.!

E Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis. Por isso não repita idéias, não use palavras demais ou outras coisas que só para aumentem as linhas. Concentre-se no que é realmente necessário para o texto. A pesquisa prévia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar. Outro detalhe importante é que o texto deve ter unidade, por mais longo que seja. Você deve traçar uma linha coerente do começo ao final do texto. Não pode perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessário é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e conclusão da ideia.

“A coerência (coesão) entre todas as partes de seu texto, é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem para as idéias se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqüências.Procure chamar a atenção para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à ideia inicial é uma boa maneira de fechar o texto.”

E por final, um passo fundamental é ler e reler muito.

Lembre-se, é fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e idéias. À medida que você relê o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue ao escrito. Refaça se for preciso. Não tenha preguiça, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessárias. No computador, esta tarefa se torna mais fácil. Faça sempre uma cópia do texto original. Assim você se sentirá à vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poderá voltar atrás. Vamos fazer um teste? escreva uma redação hoje, e amanhã, no mesmo horário, leia e veja o que poderia mudar, você vai ver o quanto isso ajuda.

Espero que essas dicas tenham ajudado. Este artigo é só e somente uma opinião. Todas ações  são de sua inteira responsabilidade, portanto, faça-o com cuidado e não tenha medo de perguntar aqui se tiver alguma dúvida. Até breve!

luiz

Formado em administração, filho, pai e esposo dedicado. Corinthiano fanático, viciado em criptomoedas. Gosta de analisar investimentos, seja de baixo, médio ou alto risco. Criou este site para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.

Website: http://portaldedicas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Solve : *
22 − 5 =