Como testar velocidade de carregamento do site

Antes de tudo, você sabia que um site com carregamento rápido aumenta a visibilidade da empresa?  É um ciclo bem simples de se entender, vejamos da seguinte forma: quanto mais visitantes, mais pessoas conhecem seu serviço, e quanto mais pessoas conhecem seu serviço (ou produto) maior a chance de se interessarem pela sua empresa. Porém para esse ciclo se concretizar, primeiramente você precisa ter um site “agradável” aos mecanismos de busca. Leia atentamente este artigo e entenda o porque da velocidade de um site ser algo fundamental ao “sucesso” dele.


Mas antes de tudo, porque resolvi ressaltar essa importância agora?

Bem, quando criamos um site nós criamos um outro ciclo de postar, atualizar, incrementar, produzir mais conteúdo, instalar novos plugins, na tentativa de fazer ele ficar cada vez maior e mais acessado. Isso vai fazer você ter mais páginas, imagens, vídeos, texto e aplicações, etc… tornando o carregamento lento, ou seja  seu site mais e mais pesado.E isso aconteceu comigo, até que resolvi fazer um teste de velocidade. Veja só o que deu:

Primeiro teste:

teste velocidade 1

 

Bem, todo site pensa em gerar renda, divulgar serviços ou produtos, mas antes de pensar em converter essas visitas em frutos, você tem que se preocupar em primeiro gerar mais visitas. Quanto mais rápido as páginas carregarem e responderem aos comandos das pessoas que o utilizam, melhor será a experiência. E se o assunto, serviço ou produto for interessante, significa usuários mais satisfeitos e propensos a voltarem a seu site, além de que:

Sites mais rápidos conseguem melhor posição em mecanismos de busca!

Aqui vou citar um exemplo com o mecanismo de buscas google: saiba que quanto mais lento seu site, maior sua taxa de rejeição (ou Bounce Rate – usuários que deixam sua página imediatamente após acessarem), e para nosso desespero, esse também é um dos fatores usados pelo Google na hora de exibir resultados de busca orgânica (não pagas). Existem diversos outros fatores, como valores gastos com hospedagem, site que pode ficar fora do ar, mas resolvi enfatizar o que é mais importante para que você fique alerta: deixe seu site/blog rápido!

Como eu faço pro meu site carregar mais rápido?

Bem vou explicar como eu fiz, existem vários artigos pela web afora que ensinam sobre programas que calculam desempenho, resposta do servidor, etc. Aqui vou fazer da maneira mais simples e rápida possível:

  • Limpei todos os arquivos desnecessários.
  • Retirei todos os Plugins desativados ou inúteis.
  • Procurei diminuir todas as imagens do site.
  • Retirei vários “enfeites” que só faziam embelezar o site e deixá-lo lento.

Novamente fiz o teste no meu site (quem quiser, eu faço os testes por este site: Webwait)
Veja o resultado:

3

 

Diferença pequena, mas abissal para os mecanismos de busca, e para quem está esperando o site carregar.

Agora, o que está esperando? faça agora o teste no seu site e faça as modificações necessárias para um carregamento mais rápido!

Até breve!

Olá pessoal, a partir de agora dicas sobre otimização tem um site específico para isso. Caso queira acompanhar as melhores dicas sobre sites, visite agora o meu mais novo site sobre o assunto: Ganhar com sites.

luiz

Formado em administração, filho, pai e esposo dedicado. Fanático pelo corinthians, viciado em internet e gosta de analisar investimentos, seja de baixo, médio ou alto risco. Criou este site para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.

Website: http://portaldedicas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Solve : *
30 ⁄ 6 =