Como perder a timidez, uma tarefa impossível? não é! Quem nunca deixou de fazer alguma coisa um dia por conta da sua timidez, e hoje tudo que precisamos num mundo globalizado é ter desenvoltura, seja com os amigos, familiares, relações sociais em geram e nos trabalho com os clientes e até um contato amigável com outros empregados e superiores. Pode ser fácil para muitos, mas tudo se torna mais difícil quando estamos falando de profissionais tímidos ou ansiosos. E pode ter certeza que, a timidez pode acabar fechando uma grande porta quando falamos em crescimento profissional.

Quantas vezes já se sentiu a tremer, com o coração a bater mais forte, com fraqueza nas pernas, ou a corar por ter de enfrentar um colega, o seu patrão, um professor, um polícia de trânsito ou, simplesmente, alguém do sexo oposto?

A timidez pode paralisar pessoas de qualquer idade. Pode
causar ansiedade, pesadelos, indigestão e, quando a ocasião para
se ser forte e afirmativo já passou, remorsos infinitos. Pensa que já não há remédio? Se acha que sim, engana-se. A timidez pode ser tratada. Leia atentamente este artigo e no final dele tem um e-book excelente (Como ultrapassar a Timidez e Criar Coragem) que trará várias dicas excelentes para você curar esse problema.

Antes vamos a algumas dicas essenciais para vencer a timidez:

Como vencer ou perder a timidez

Como vencer ou perder a timidez

Seja mais otimista!

Quem é tímido tem certa tendência ao pessimismo, acreditando que se tentar fazer aquilo que tem medo (falar em público, declarar o seu amor, etc.) tudo vai dar errado. E as pessoas que nunca foram tímidos são incapazes de
compreender quanto a timidez pode arruinar as nossas vidas e
tornar as pessoas infelizes. Acredite, se você esperar pelo pior, ele não vai te deixar esperando muito tempo. Seja otimista, você só tem a ganhar com isso. Porém isso é um treino diário e para isso você precisa de:

Planejamento!

Ou seja, se preparar para qualquer situação ou exposição poderá ajudar na sua confiança. Por isso, planejar os pontos que serão discutidos, fazer um check-list com os itens principais e treinar antes da ocasião são pontos fundamentais. Principalmente no assunto trabalho; pois quanto você entende sobre o assunto, mais segurança você terá!

Ter autoconhecimento!

Saber seus pontos fracos e fortes e enfrentar seu maior medo é fundamental, posso falar isso com propriedade pois enfrentei muitas dificuldades na vida e por muitas vezes tive de enfrentar meus limites e gerenciá-los pelas pessoas que amo. Para que você consiga melhor, se socialize, seja com cursos, com aulas de teatro ou exercícios físicos que demandem grande gasto de energia, pelos quais irá extravasar qualquer ansiedade dentro de si… ou seja:

Saia do seu mundinho!

Que é uma outra característica do tímido: se fechar dentro do seu próprio mundo e evitar o contato com outras pessoas. Abra seus olhos para o mundo exterior, um discurso que me inspirou foi o de Steve Jobs: sabe uma grande motivação? saber que você vai morrer um dia! Veja esse discurso abaixo:


Afinal, que mal tem ser tímido? Uma pessoa introvertida não precisa necessariamente mudar seu jeito de ser, mas evidenciar as vantagens de ser assim. Porém ser timido não significa não se socializar. somente socializando-se você combaterá esse mal…ou seja, se

Quer mudar, persista!

Se você é ansioso ou tímido (ou até mesmo os dois) e não se conforma com a situação, o jeito é persistir. A prática lhe deixará mais perto do resultado esperado. atingir metas! você pode não ser o melhor palestrante, mas se sinta vitorioso caso apresentar sua empresa a um cliente e este gostar de você. atinja metas diárias e não crie um objetivo grande demais de início! você deve

Respeitar seu tempo!

Objetivando alcançar o sucesso, é preciso também respeitar seu tempo. Tem que ser algo gradativo. Uma boa dica é comecar ampliando seu círculo social, peça aos seus amigos que te apresentem outras pessoas (ou vá fazendo cursos e conhecendo novas pessoas!) ou seja: vá além do cotidiano. Mas sempre lembrando que deve fazer

Uma coisa de cada vez!

Além de respeitar seu tempo, você ainda precisa respeitar o tempo em que os pontos são trabalhados. Lidar com todas as suas dificuldades: ansiedade, timidez, introversão de uma só vez são pontos distintos e é preciso ter foco, ou seja, trabalhe um de cada vez; uma dica que funcionou comigo e que repasso é:

Se apoie em alguém!

Veja alguém que te traga admiração pelo seu jeito, e procure “seguir” suas principais características. Mas uma dica que deixo é

começar pela sua ansiedade!

Pois essa é uma grande inimiga do acanhado. Ela faz você gaguejar esbarrar em objetos e esquecer as palavras. Causando constrangimento e vergonha o que acentua ainda mais a timidez. Controlar a ansiedade pode parecer uma tarefa difícil, porém não é impossível, comece

Não se menosprezando!

De maneira geral a timidez é causada por sentimento e pensamentos de autodesvalorização, o tímido acredita que é de certa forma inferior aos outros, ou acredita que as outras pessoas o subestimam ou o ridicularizam. Por regra esse pensamentos são falsos ou exagerados, criados por sua própria cabeça.

Tenha postura

A pessoa tímida tem quase sempre essa postura corporal: o pescoço arqueado para baixo, como se estivesse tentando se esconder do mundo (com a lógica do avestruz) e costuma não olhar o interlocutor nos olhos. Essas duas características tão comuns nos introvertidos são mal vistas pelas pessoas e faz com que o tímido acabe sendo rejeitado (mesmo inconscientemente) por aqueles que ele gostaria de atrair. Isso eu aprendi lendo o livro: “O CORPO FALA” se interessar de uma olhada nele:
O corpo fala

Por isso digo que manter a coluna mais ereta e além de fazer você se tornar mais interessante para os demais, faz com que sua mente acredite que você é uma pessoa mais autoconfiante.

Aqui coloquei algumas dicas fundamentais, porém recomendo uma leitura incrível de um e-book grátis: “Como ultrapassar a Timidez e Criar Coragem”

Boa leitura e lebre-se: “o fraco nunca começa, o fracassado nunca termina, e o vencedor nunca desiste!”

facebooktwittergoogle plus

luiz

Bacharelando em administração de empresas, Ex-instrutor de informática. Criou este blog para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.
Comentar

COMENTÁRIOS (7)

  1. opieka nad dzieckiem Warszawa

    09/06/2013

    Definitely, what a fantastic website and revealing posts, I surely will bookmark your blog.Best Regards! opieka nad dzieckiem Warszawa

  2. artykuły biurowe Łódź

    21/06/2013

    As a Newbie, I am constantly browsing online for articles that can be of assistance to me. Thank you artykuły biurowe Łódź

  3. Diego a. santos

    25/06/2013

    eu to gostando muito dos artigos deste site obrigado

  4. giraffe for baby teething

    08/07/2013

    Greetings! Very useful advice within this post! It’s the little changes that will make the greatest changes. Thanks a lot for sharing!

    • luiz

      11/07/2013

      Hello, thanks for stopping by and yes, it’s the little changes that allow to grow every day. hug.

  5. Reynaldo

    31/07/2013

    You are my role designs. Thank you for that article Reynaldo

  6. Horacio Mouse

    09/09/2013

    Excellent collection, many thanks for sharing :)