Fui tomar um banho hoje e a resistência do chuveiro tinha queimado. Não lembrava a tanto tempo como era tomar banho de água fria, e, como moro numa cidade fria, ao optarmos por banho frio ou quente, dificilmente escolhemos o frio. Muitas pessoas afirmam que banho de água fria era melhor que quente…será? Como aqui no portal de dicas procuro colocar as minhas dúvidas que podem ser de tantas outras pessoas, fui procurar saber mais sobre o assunto.

Fiquei assustado em saber que a temperatura da água influencia bastante na beleza e saúde tanto da sua pele, cabelo e organismo em geral. Antes de tudo, saiba que num bom banho limpamos as impurezas, retirando células mortas, retirando o cansado depois de um dia exaustivo, etc … mas se tomarmos banho de maneira errada, ao invés de benefícios podemos ter danos, principalmente a pele e ao cabelo.

Fique sabendo os benefícios de se tomar banho frio ou quente:

Banho quente:

O banho com água quente é recomendado para acalmar (principalmente depois de um dia cansativo), como também ajudar contra a insônia. Podendo ser usado em casos de dores, lesões e fraquezas musculares, proporcionando assim um relaxamento muscular e diminuição dos espasmos (que é a contração involuntária do músculo). Além do mais, a água quente aumenta a circulação, diminui a fadiga e ainda promove o relaxamento do corpo. Ainda tem mais: para os cabelos a ação benéfica está em receber melhor um tratamento capilar, ou seja, com a água quente as cutículas do cabelo se abrem, recebendo melhor assim a hidratação.

ATENÇÃO:  a temperatura NÃO pode ser muito alta pois quando a água está muito quente, capaz de provocar desidratação, secura e até a flacidez da pele.

frio ou quente

banho frio ou quente?

Banho frio:

A água Fria por sua vez, a água fria possui ação anti-inflamatória. E isso porque ajuda na vasoconstricção, diminuindo a circulação e melhorando o tônus da pele (as mulheres que vão gostar disso!) . Além do mais proporciona uma sensação de vigor e ânimo, além de causar uma elevação da autoestima e promover benefícios no aspecto emocional. Para os cabelos, como dito anteriormente que a água quente/morna abre as cutículas, sendo ideal para uma hidratação profunda. A água fria vem para completar, fechando assim as cutículas e deixando os cabelos brilhantes e sedosos.

Só tem benefícios?

Não. Banho quente só faz mal se a água for muito quente. Já no banho frio, além de grande desconforto, pode causar, em casos mais sérios, hipotermia, que é a queda bruta da temperatura corpórea. E é preciso ter cuidado, especialmente no inverno, para não acabar ficar doente.

Minha dica, tome banho frio ou quente?

Nem um, nem outro. Pesquisei sobre os dois e segundo minhas pesquisas o meio termo é o melhor. Acredite, o banho morno é, sem dúvida, a melhor escolha. E os benefícios vão além do prazer. O calor da água e as substâncias dos sabonetes escolhidos proporcionam grandes efeitos positivos para nossa pele,  um banho morninho relaxa as fibras musculares e aumenta a circulação sanguínea, ajudando a eliminar toxinas e mantendo o corpo mais saudável, além do bem-estar. Você tem mais benefícios do que tomar banho frio ou quente somente.

Lembrando que este artigo expressa minha opinião pessoal, depois de várias pesquisas. Minha intenção aqui é compartilhar informações, mas a escolha é sua.

Espero que tenha ajudado, Até mais.

facebooktwittergoogle plus

luiz

Bacharelando em administração de empresas, Ex-instrutor de informática. Criou este blog para compartilhar informações sobre dúvidas que surgem no dia a dia.
Comentar

COMENTÁRIOS (2)

  1. ylana

    11/07/2014

    Ola,gostei muito do artigo e sei que outras pessoas tambem buscam essas informacoes,sobre banho quente e frio ,era tudo que eu precisava saber rsr. Abraço.

    • luiz

      12/07/2014

      Opa, muito obrigado por seu comentário ylana!